|
||||||
|
||||||
Os grupos
Odebrecht e Invepar estão avaliando a fusão de seus sistemas de transporte
ferroviário no Rio de Janeiro. Isso significaria unificar as operações da
Supervia, controlada pela Odebrecht, que opera o serviço de trens urbanos da
região metropolitana do Rio, e o Metrô do Rio, da Invepar, concessionária do
metrô das linhas 1 e 2. Segundo apurou o Brasil Econômico, as conversas
começaram há mais de um ano e contam com o aval do governo estadual.Quem
acompanha as conversas pelo lado do Estado é Julio Lopes, secretário de
Transportes. A negociação está adiantada, segundo pessoas próximas das operações. O primeiro passo da unificação é a integração operacional,, com o sistema de bilhete único. O passo seguinte seria a formalização de joint venture entre as concessionárias. A fusão entre as duas empresas dependeria do resultado da integração dos dois sistemas. O que está por trás do interesse de unificar as operações é a tentativa de melhorar o sistema de transporte fluminense, sobretudo, para dar capacidade ao Estado de receber eventos esportivos nos próximos anos, como a Copa do Mundo, em 2014. A Odebrecht está nas negociações por meio da Odebrecht TransPort, que atua nas áreas de mobilidade urbana, rodovias, sistemas de logística e aeroportos e controla, por exemplo, a ViaQuatro, concessionária da Linha 4 Amarela do Metrô de São Paulo, e a Embraport, terminal portuário privado multiuso, em Santos (SP). A Invepar, empresa de infraestrutura e concessões, tem como principais acionistas os maiores fundos de pensão do país: a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e Fundação dos Economiários Federais (Funcef), além da construtora OAS. A Invepar opera também a Lamsa, que administra a Linha Amarela, importante via expressa do Rio, e a concessionária de rodovia Raposo Tavares, em São Paulo. Procuradas, as empresas não confirmaram as negociações --------------------------- Governo do Rio de Janeiro, que acompanha de perto as negociações, quer garantir que o sistema de transporte seja capaz de atender a turistas durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos |
==============================
Para
ter mais informação acesse estes portais: www.desenvolvimentistas.com.br e http://www.joserobertoafonso.ecn.br/
Acima trens da RFFSA ostentam o logotipo da EBTU, sinalizando o plano do GEIPOT de administrar e integrar diversos modais de transporte urbanos, como os ônibus (abaixo)
Mapa das linhas metro-ferroviárias na parte central da região metropolitana, já mostrando
os projetos de ampliação do metrô.
Uma visão mais ampliada, em verde o metrô, amarelo supervia e
demais linhas operadoras de carga ferroviária. notem a pequena extensão
do metrô quando comparado aos trens de suburbio.
(autor site trilhos do rio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário