quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Eles estão chegando



12/09/2011

Usiminas Mecânica desenvolve vagões GDU para MRS


Desenho de um vagão do tipo GDU, que será produzido para a MRS Logística.

A Usiminas Mecânica, empresa de bens de capital da Usiminas, fornecerá 10 vagões protótipos para testes de homologação para a MRS Logística. Utilizados para transporte de minério, esses vagões gôndola, do tipo GDU, ampliam em 18 toneladas a capacidade de carga se comparados aos modelos já utilizados, GDT, que transportam até 111 toneladas. O aumento de capacidade de carga está alinhado a um projeto de otimização logística para o transporte de minério de ferro.

O vagão foi desenvolvido após uma extensa coleta de dados das características operacionais de carregamento, movimentação e descarga da MRS. O diferencial do projeto é que os vagões terão as mesmas dimensões (altura, largura e comprimento) dos vagões GDT, mas com volume de carga superior devido à adoção de estrado especial rebaixado. Essa característica permitirá a operação conjunta de vagões GDU e GDT na mesma composição, sem a necessidade de ajustes nos viradores de vagões.

Em atendimento à solicitação da MRS, os vagões serão fornecidos em duas configurações de freio, sendo uma dual, com uma válvula de comando para cada dois vagões, e outra trial, com uma válvula de comando para cada três vagões. As configurações foram desenvolvidas com o objetivo de reduzir o tempo de carregamento de ar no sistema de freio.

Todos os vagões já serão equipados com truques S2F 7” x 12” fabricados na Fundição da Usiminas Mecânica. Durante o desenvolvimento do projeto, várias simulações dinâmicas foram conduzidas para garantir que o desempenho dos truques esteja de acordo com as necessidades operacionais da MRS.