|
12/09/2011
Usiminas Mecânica desenvolve vagões GDU para MRS |
|
|
Desenho de um vagão do tipo GDU, que será produzido para a MRS Logística. |
A Usiminas Mecânica, empresa de bens de capital da Usiminas, fornecerá 10 vagões protótipos para testes de homologação para a MRS Logística.
Utilizados para transporte de minério, esses vagões gôndola, do tipo
GDU, ampliam em 18 toneladas a capacidade de carga se comparados aos
modelos já utilizados, GDT, que transportam até 111 toneladas. O aumento
de capacidade de carga está alinhado a um projeto de otimização
logística para o transporte de minério de ferro.
O vagão foi
desenvolvido após uma extensa coleta de dados das características
operacionais de carregamento, movimentação e descarga da MRS.
O diferencial do projeto é que os vagões terão as mesmas dimensões
(altura, largura e comprimento) dos vagões GDT, mas com volume de carga
superior devido à adoção de estrado especial rebaixado. Essa
característica permitirá a operação conjunta de vagões GDU e GDT na
mesma composição, sem a necessidade de ajustes nos viradores de vagões.
Em atendimento à solicitação da MRS,
os vagões serão fornecidos em duas configurações de freio, sendo uma
dual, com uma válvula de comando para cada dois vagões, e outra trial,
com uma válvula de comando para cada três vagões. As configurações foram
desenvolvidas com o objetivo de reduzir o tempo de carregamento de ar
no sistema de freio.
Todos os vagões já serão equipados com
truques S2F 7” x 12” fabricados na Fundição da Usiminas Mecânica.
Durante o desenvolvimento do projeto, várias simulações dinâmicas foram
conduzidas para garantir que o desempenho dos truques esteja de acordo
com as necessidades operacionais da MRS. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário