terça-feira, 5 de julho de 2011

Informativo AFPF nº 88

Informativo AFPF 88, fevereiro de 2011.

Triste a lembrança das estações por onde trafegava o trem "macaquinho" (Santa Cruz - Mangaratiba, agora abandonadas.
Pior ainda saber que a CENTRAL logística, para operar o barrinha, possui 4 carros de passageiros de bitola larga e reformou uma locomotiva.
A supervia tinha por obrição contratual re-implantar os trens entre Itaguaí e Santa Cruz e não o fez, a CENTRAL ainda possui os carros de passageiros, a locomotiva está com a supervia e já que por decreto do governador o projeto de re-implantar o barrinha foi abandonado (após consumir cerca de 2milhões de reais) aproveitar este material para restabelecer a ligação ferroviária com Itaguaí nem passa pela idéia de nosso podres governantes.


 

2 comentários:

  1. Victor,
    Estive na estação da Leopoldina hoje, dia 6/7/2011, para conferir se o trem série 400, 474 havia sido rebitolado para operar em bitola estreita e a partir dai, ser encaminhado para a Supervia que o utilizaria no ramal de Guapimirim. Para minha alegria, este trem continua lá do mesmo jeito em que foi estacionado há quase cinco anos, com itinerário do Barrinha e tudo. Fora isso, não mudou nada lá, a única coisa que mudou é que não pode mais tirar fotos mais lá dentro das plataformas. No geral, isso me encheu de esperanças, pois se por algum motivo este desgovernador mudar de ideia quanto a não reativação do Barrinha ou mesmo se ele vir a cair antes ou melhor ainda, já que Supervia assumiu o interesse de reativar o ramal Santa Cruz-Itaguaí, este trem pode´ra ser usado neste ramal até a Supervia implantar eletrificação neste ramal, caso ele seja reativado, enquanto a Supervia não eletrifica o mesmo. E claro que isso ainda vai demorar e pode até não acontecer, mas como a gestão da Supervia mudou e quem assumiu quer investir no sistema, eu fico mais otimista. Espero não está errado.

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  2. Leonardo, é uma abordagem bastante otimista, espero que esteja certo.
    Quanto a volta do barrinha é improvável, a serra do mar está saturada e provavelmente a MRS já terá que incluir um trem de passageiros Rio-São Paulo ali para suportar o deslocamento Rio- são paulo da Copa e olímpiadas(não acredito que consigam construir o TAV nos próximos 20 anos. A loco 7115 já foi entregue a supervia e para rebocar estes carros seria necessário refazer outra loco, ou retomar a 7115, e em último caso pegar uma da MRS, coisas difíceis de serem feitas.

    A supervia por sua vez declara interesse em qualquer coisa, afinal a empresa precisa que sua imagem na imprensa seja de alguém interessado em desenvolver e ampliar o transporte ferroviário, vamos nos lembrar que a renovassão da concessão ocorreu este ano, na surdina, durante a invasão do complexo do alemão.
    A grande oportunidade de colocar um trem para Itaguaí não mereceu atenção da supervia. Durante a construção da CSA a necessidade de transporte naquela região foi enorme e a empresa não se manifestou.
    Mas sempre resta uma esperança, daqui a 4 anos ou com novas rebeliões como a dos bombeiros e grves de ferroviários. Se os carros ainda estiverem disponíveis, o governo do estado pode mudar de postura e apertar a supervia para cumprir suas obrigação contratuais e saia um trem para Itaguaí.
    Enquanto isso as plataformas de Barão de Mauá são um exemplo de descaso, a proibição de fotografar pelo ao menos é uma indicação de que alguém na administração do estado está sendo incomodado.
    Rezemos para que não resolvam o incomodo maçaricando o material de Barão de Mauá, como fizeram em São Diogo.

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