quinta-feira, 17 de maio de 2012

Brasil de outros tempos II

Trem sendo revistado por soldados durante a rebelião de 1932.


As fotos dessa postagem foi feita junto com a segunda, é parte de um importante trabalho realizado pelas associações de preservasão ferroviária, o resgate da história nacional.
Sem entidades como a ABPF, OSCIP e a AFPF, não existiriam meios de se reproduzirem determinados momentos importantíssimos no nosso destino como o da foto, se perderaim diversos detalhes fundamentais na compreensão dos fatos. Toda a psquisa feita para se manter uma velha senhora como a locomotiva da foto operando, abre espaço para inúmeros questionamentos muito maiores do que a própia existência da ferrovia, esclarece questões sobre o o passado e em muitos caso mostra o futuro, além de impedir a repetição eterna de erros.

Embora no Brasil a idéia de preservação esteja intimamente a de trens de passageiros a vapor, favendo viagens turísticas nem sempre dentro de qualquer contexto histórico, vez ou outra aparece uma luz.

Há um pote de ouro, ou uma locomotiva a vapor no fim do arco-íris...

A propósito a foto acima foi feita eeste ano junto com a debaixo durante uma reencenação das batalhas da rebelião de 1932 na serra da mantiqueira. Para saber mais um puco sbre as atividades da ABPF http://abpfsuldeminas.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário