sábado, 18 de junho de 2011

O mistério de Macaé, e outras coisas mais.

Fala-se muito no Brasil em metrô, VLT, corrredor de ônibus, milagre, e coisas do tipo.
A meses atrás recebemos a surpresa da implantação de algo mais do que óbvio, um VLT em Macaé.
Mas pelo que parece foi só isso mesmo. Só uma materiazinha ordinária da imprensa.
A Cia estadual de transporte e logística - CENTRAL, acabou com seu último trem, sem inteções de operar outro, vide os carros reformados da central abandonados em Barão de Mauá.
Não vi mais notas na imprensa a respeito de Macaé. Na notícia inicial já havia cheiro de podridão, como o fato de para o sistema ser implantado, o trecho masi atrativo (ramal de imbetiba) seria transformado em uma avenida. Além da velha hstória de em macaé haver quase que controle total do transporte na cidade pelo grupo JCA, dono da 1001, Barcas SA, e diversas outras empresas de ônibus.

Enquato isso PALMAS para os estado do Piauí e do Ceará e para a CBTU em Alagoas pelos seu sucesso em terminarem aquilo que começam.

Chegada do VLT de Maceio, parte do progama de modernização das linhas de tração a diesel da CBTU (nordeste)

Modelo de composição de VLT padrão da CBTU.



Clique nas fotos para mais detalhes




Nas 4 fotos acima o Trem Hungaro, em fases distintas, nas primeiras fotos recentemente reformado, no meio mantido em operação mesmo que de forma precária, e na última em 1974.
Equipamento velho, considerado obsoleto e falho, foi  adaptado resitiu ao tempo, graças a uma luz de bom senso. Hoje é EXEMPLO de compet~encia e responsabilidade para o resto do paìs.


Para quem pensa que o nordeste é "o atraso do país" leiam isso aqui por favor, é uma página acompanhando os projetos de desenvolvimentro de trens urbanos na região,  http://memoria7313.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário