Prezados/as
Nesse momento em que Petrópolis fará sábado agora, na UCP, uma importante Conferência Municipal sobre Mobilidade Urbana -
o assunto interessa a todos
-
anexei dois vídeos e três foto para reflexão sobre mobilidade urbana, aqui e lá na Europa.
Por isso,
em
um pequeno esforço: leiam o texto abaixo ( '
p
eço a gentileza de fazer
e
curtinho).
O primeiro
vídeo foi produzido pela SNCF, Empresa Ferroviária da França onde a
multimodalidade é levada a sério e funciona as mil maravilhas, com uma
imensa participação do transporte sobre trilhos. A ideia por de trás da
peça publicitária é incrivelmente simples: o grau de mobilidade europeu é
tão grande que vc pode se deslocar para certos Países da Comunidade de
forma tão rápida e fácil como se abre uma....PORTA.
veja abaixo o vídeo:
Por outro lado, aqui no Brasil acontece justamente o contrário: as portas estão se fechando ao transporte ferroviário de passageiros, por obra e graça da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, que desenvolveu uma proposta espertamente maluca (resolução 4.131/2013) para erradicar mais de 4.000 km de trilhos com
o argumento de que os trechos são antieconômicos e/ou obsoletos e devem
dar lugar a "mudernas" ferrovias de carga - somente cargas - novinhas
em folha (que não vão sair do papel tão cedo e, se saírem, vão
engargalar nos portos....).
O vídeo abaixo mostra a luta do Povo de Viçosa/MG para provar que os trilhos ainda tenham serventia e não virem sucata.
https://www.youtube.com/ watch?v=EiHCBMF3j5Y
Para finalizar essa tragicomédia, anexei
um exemplo com 3 fotos que mostram a forma "eficiente" de como o Governo
(DNIT) cuidou das ferrovias para, por fim, torná-las antieconômicas e
terminar erradicar os trilhos que ainda restam dos (200 km ?) da "Linha
Mineira" (trechos Miguel Burnier-Ouro Preto e Ponte Nova-Viçosa). Tudo
isso é/era Patrimônio Nacional que foi pro vinagre, lembrando que as
ferrovias foram contruídas com dinheiro do Povo Brasileiro.
Como sempre digo, choremos e oremos, pois. E muito!!
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