terça-feira, 27 de março de 2012

Recolocando os trilhos


" Finalmente foi assinado no dia 23 de março, em frente ao emblemático quadro a Batalha de Campo Grande, no Museu Imperial de Petrópolis, o tão esperado ACT-Acordo de Cooperação Técnica entre o Gov. do Estado do Rio de Janeiro, e as Prefeituras de Petrópolis e Magé, para realização de estudos objetivando restabelecer a ligação de trem entre o Rio e Petrópolis, mediante a reativação da E. F. Príncipe do Grão-Pará, que funcionou de 1883 até 1964, quando foi desativada a exemplo de muitas outras ferrovias.

O ACT foi firmado na presença dos Secretários de Transporte do Estado do Rio, Julio Lopes, do Secretário de Obras, Vicente Loureiro e mais os prefeitos de Magé, Nestor Vidal e o de Petrópolis, Paulo Mustrangi, e com os representantes do GT-Trem;COMTUR, um grupo de trabalho que congrega 18 entidades que vem se empenhando desde 2009 pela reativação dos 6 km do trecho em cremalheira da primeira ferrovia do Brasil, a E. F Petrópolis, inaugurada pelo Barão de Mauá em 1854.

Pastori vibrando pela assinatura do acordo.

Segundo Antonio Pastori, coordenador técnico do GT-Trem, agora o projeto muda de dimensão, passando para a esfera estadual. - Graças ao ACT concluímos a fase de assentar dormentes. Agora vamos "assentar" os trilhos, disse.

O ACT estabelece, dentre outras, as seguintes obrigações para as partes:
Compete ao Governo do Estado, dentre outras:

- Proceder os estudos ambientais necessários a reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará;

- Elaborar avaliação quanto as intervenções necessárias a recuperação do leito da ferrovia;

- Elaborar estudo de viabilidade técnica e econômica referente a reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará;

- Executar a modelagem operacional do Expresso Imperial buscando alcançar eficiência, eficácia, efetividade e economicidade em suas atividades;

Secretário de transportes assina o acordo  (clique aqui e veja como ele é boa gente)


Compete às prefeitura de PETRÓPOLIS e Magé, dentre outras

- Designar representantes para participar das atividades relativas a este Termo de Cooperação Técnica

- Elaborar o programa de realocação da população residente no trecho da Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará que se encontra em seu território; "


Prefeito de Petrópolis assina o acordo
Enhanced by Zemanta