O porto de Angra embora limitado é estratégico, me assusta o acesso ferroviário estar tão largado. A propósito o porto de Angra também era da FCA,
Pelo que entendi o porto de Angra está sendo reformado para operar como base de apoio a construção das novas plataformas da PETROBRAS para a exploração do pré-sal.
Mesmo enquanto não começa a construção dessas plataformas, sem a ferrovia é problemático trazer as grandes quantidades de aço para o porto de Angra, de onde se alimentam os vários estaleiros da região principalmente o Verolme
Os dois silos de concreto serviam para o recebimento de trigo importado da Argentina, talvez possam servir para a exportação dos grãos que a FCA vai buscar em Pirapora-Mg. Tempos atrás, antes da reabertura da linha de Pirapora, a FCA já estava pressionando a MRS para a instalação de um terceiro trilho na serra do mar e permitir a exportação de soja via estado do Rio de janeiro, evitando os congestionados porto de Santos e a EFVM. O projeto do terceiro trilho não foi a frente, chegou-se a cogitar transbordo da soja para caminhões em Barra Mansa...
O trigo era recebido em Angra, e o porto está sendo dragado, ou seja o calado pode se tornar profundo o suficiente para receber graneleiros.
Hoje já se poderia embarcar grãos ensacados com o calado existente.
O movimento de siderúrgicos ali era forte, creio que deva ter caído deveido a concorrência com a linha da central, por exemplo o carvão da CSN deixou de ser embarco ali e foi para o porto do rio e depois para sepetiba.
No entanto hoje as linhas da MRS estão cheias com o minério, e com um calado maior o porto de Angra pode se tornar uma sáida mais curta para a CSN e as industrias de V Redonda e região ao invés de se utilizar os portos do rio e de sepetiba, este último saturado de minério.
Com um calado maior e talvez a construção de um novo pier Angra se tornasse atrativo.
Aparentemente iniciativas estão sendo tomadas nesse sentido
Obras de retirada de barreiras - Angra dos Reis Maio de 2011 Aleksander Odal.
Algum movimeto após o registrado em 2010
Aparentemente já estão sendo tomadas medidas para a reabertura da linha, a mesma estava interrompida com diversas quedas de barreiras.
A prefeitura de Angra estava mobilizando equipamento para reabrir o trecho, acho que em troca do trem de passageiros enquanto a FCA e a Serra Verde Express estão trabalhando para viabilizar o retorno, porém sem prazo para inicio em função de material rodante.
A linha operava em regime intermitente até as fortes chuvas do ano retrasado quando parou de vez.
Com o novo marco regulatório a ANTT vai ter metas para esse trecho, e a FCA deve voltar a operar em breve.
Consta que o grande problema é que os atuais controladores do Porto estão usando ele como apoio off-shore para as empresas que estão trabalhando na prospecção do pré-sal. Isso dá bem mais dinheiro que buscar alguém pra embarcar carga pingada pelo porto.
ResponderExcluirE como a FCA também não tá nem aí pro problema...
A esperança é justamente que o ponto de apoio seja abastecido pela ferrovia. As plataformas vão necessitar de grandes quantidades de insumos como cimento, cal, areia, óleo diesel, bunker, e aço, cargas típicas de ferrovia e que estão disponíveis ao longo da linha tronco da EFOM.
ExcluirPode ser reativado o trem da mata atlântica, o que por si só já dá condições da linha escoar insumos de/para as plataformas.
Esqueça isso. Já arrancaram e cobriram os trilhos no acesso ao porto meses atrás. A FCA detonou sua malha aqui no RJ.
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