sábado, 17 de outubro de 2009

Passageiro usa blog para reclamar do transporte público

Muito antes da Polícia Civil e da Secretaria de Transportes investigarem uma suposta sabotagem¹ na Central do Brasil , internautas já denunciavam em diversos sites as condições do sistema ferroviário do Rio.

Indignado com a situação do transporte público na cidade, o webdesigner Marcelo Santos, de 38 anos, criou o blog http://www.adut-rj.com.br/ em 2007. Na página, além de notícias sobre o transporte de massa no Rio, Marcelo relata os problemas que encontra diariamente no trajeto do trabalho para casa, em Cascadura.

- Uso trem e metrô todos os dias. Acho um absurdo como a população é tratada, me sinto como gado. É comum o trem ficar parado entre uma estação e outra. Ao contrário do metrô, a SuperVia não dá nenhuma explicação aos passageiros , que acabam ficando apertados por até 20 minutos nos vagões. O que aconteceu quarta-feira em Nilópolis foi justamente isso - afirma o webdesigner , que diz ainda que a maior parte dos passageiros da SuperVia não tem como reclamar. Com isso, a maioria das irregularidades acaba não sendo denunciada:

- É ótimo as pessoas mostrarem as irregularidades do transporte na Internet. Mas o que está no meu blog ou no Youtube não é nem 1 % do que acontece.

Nota 1: mais uma vez a polícia civil recebeu ordens de livrar a cara da supervia, como no caso da colisão dos trens em Austin, em que o laudo técnico ignorava o fato de o trem ter freiado menos do que o previsto em projeto o que evidenciaria uma falha sistemica da manutenção da supervia. Agora é uma sabotagem que não existe.