Ontem
mesmo, numa palestra minha em evento comemorativo ao dia do
Ferroviário, no bonito CCEN-Centro Cultural Estação Nogueira, em
Petrópolis, falei um pouquinho sobre a E. F. Maricá e sua estúpida
destruição. Através dela ia-se de Niterói até Cabo Frio.
Recomendei,
inclusive, à plateia que assistisse o documentário "CONDENADOS PELO
PROGRESSO", disponível no youtube. O filme propagandista (dez minutos)
do Governo justifica a opção rodoviarísta usando a Maricá (o filme não
diz isso) como exemplo para acabar com ela - e outras ferrovias.
Fato curioso é que lá pelo final do filme, as loco-cremalheiras que operavam na Serra de Petrópolis aparecem em plena operação.
Como prova inquestionável da segurança do transporte ferroviário em relação ao rodoviário, o fato é que durante os 81 anos de operação
(1883-1964) dessa linha da Grão-Pará (Alto da Serra-Vila Inhomirim), já
perto da sua extinção aconteceu um único acidente, com 3 (eu disse
três) mortos.
Por
outro lado, os mortos e feridos por conta de acidentes com ônibus,
automóveis, caminhões e motocicletas na Serra Rodoviária de Petrópolis
chegam a dezena de milhares em quase cem anos de operação, e todo dia tem pelo menos unzinho.
Felizes os que (ainda) tem uma estação preservada em sua Região.
Divulguem para seus contatos, sobretudo se tiver "arguma otoridade" na lista
Oremos, pois!
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