A empresa
A Transnordestina Logística S/A (TLSA) é uma empresa privada do Grupo CSN criada orginalmente com o nome de Companhia Ferroviária do Nordeste S/A em 1 de janeiro de 1998. Administra a malha ferroviária do Nordeste adquirida da Rede Ferroviária Federal que era composta das seguintes superintendênicias regionais: SR 1 (Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte), SR 11 (Ceará) e SR 12 (Piauí e Maranhão). Possui 4.238 km que se estendem pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas até o município de Propriá, em Sergipe.Em 2008, a razão social da CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste S/A) mudou para Transnordestina Logística S/A. A CFN incorporou o projeto de construção da ferrovia Transnordestina a sua concessão da malha nordeste e parecia nessa época que a longa novela da obra que se arrastava desde o império terminaria. Só que não.
Logo a obra virou um grande mercado de trocas políticas e uma muleta para a CSN controladora da CFN justificar seu baixo desempenho na concessão, a obra praticamente parou.
Mais cinco anos se arrastando, com canteiros de obras paralisados e em 2014 o governo através da SUDENE e da Valec virou acionista majoritário da obra, com direito a pintura nova para as locomotivas:
Apesar de ter avançado desde então, ao ritmo de cerca de 1,25Km por dia, com previsão de entrega para 2016 tudo mudou muito pouco desde 2008, fora a dilapidação da malha existente apenas cerca de 100Km de trilhos foram lançados e algumas locomotivas de outras operadoras foram alugadas pela TNLSA. Até hoje a recuperação da ligação entre Suape e Salgueiro não possui projeto básico definido.
Material rodante
Além das 113 locomotivas concedidas a TNLSA alugou:
Uma Diesel Hidráulica Maxion http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias/Transnordestina/LocomotivaDH-10.shtml
Algumas G12 da FCA, sendo que um dos lotes não entrou em operação devido a negativa da ANTT
EMD importadas, a princípio seriam reformadas mas pelas informações que temos estão virando almoxarifado de peças http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=263597&page=11
A frota de vagões em 2008:
Apesar de não haver muitas alterações nas locomotivas é interessante ressaltar que para a ANTT a TNLSA possui 2200 vagões apesar da ferrovia apresentar em sua página 1300 e nas apresentações para terceiros 1700, mostrando o total descontrole sobre o patrimônio concedido:
http://www.antaq.gov.br/portal/pdf/Palestras/ParnaibaCFN.pdf
http://appweb2.antt.gov.br/relatorios/ferroviario/concessionarias2008/11_CFN2008.pdf
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