Fora isso o projeto conceitual do metrô previa uso extenso de via elevada, encarecendo absurdamente a obra talvez para atrasar ainda mais a execução e ajudar as empresas de ônibus da região a manterem seu domínio, esse empecilho travou o financiamento que só só liberado esse ano por "coincidência" ás vésperas da campanha eleitoral, sim o metrô de Niterói que nunca existiu foi considerado obra pela presidanta.
O projeto não contempla um VLT nem mesmo um corredor de ônibus na linha da extinta EF Maricá para captar passageiros, e apesar de falar em chegar ao COMPERJ em Itaboraí dá a entender que o leito entre Guaxindiba e Itaboraí não vai voltar a ter trens, ao invés disso um corredor de ônibus, isolando o Metrô da Linha do Norte da EF Leopoldina e encarecendo ainda mais o transporte de equipamento feorroviário e matando as possibilidades de expansão do metrô.
Vamos notar também as travessias subaquáticas em Niterói para chegar no terminal das barcas ao invés de se utilizar o traçado antigo do trem anterior a construção da ponte Rio-Niterói
No lado do Rio de Janeiro a estação da carioca foi tomada pelo projeto da linha 4 do metrô, então a linha 3 perde a sua conexão com a linha 2 e não vi nada a respeito da estação da praça XV no projeto da orla portuária para as olímpiadas.
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