sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Expedição linha auxiliar Trilhos do Rio

Olá, pessoal !
Através desta mensagem quero convida-lo(a) a participar da nossa expedição a ser realizada no dia 24 de novembro, um domingo. Pretendemos percorrer o trecho da antiga Estrada de Ferro Melhoramentos do Brazil, posterior Linha Auxiliar da EF Central do Brasil, entre as estações de Avelar, na cidade de Paty do Alferes; a estação de (Professor) Miguel Pereira.
São aproximadamente 21kms, percorríveis a uma velocidade média em mais ou menos 7 horas de caminhada. Portanto, abaixo passo também os pontos de referência mais importantes do caminho, além do cronograma esperado.

Km 0,000: Estação Avelar, ponto inicial da caminhada;
Km 0,415: cruzamento com a rua;
Km 1,501: cruzamento com a estrada de rodagem;
km 1,831: Parada Mestre Xisto;
Km 2,148: aparentemente há um pontilhão;
Km 3,006: última casa do trecho razoavelmente urbanizado. Daí pra frente são 3kms em leito próprio, não muito, mas afastado da rodovia e de habitações;
Km 3,963: local da Parada General Zenóbio;
Km 4,931: pontilhão;
Km 5,693: trecho de mata;
Km 6,157: local da Parada Bueno de Andrada;
Km 6,660: Pontilhão;
Km 6,892: cruzamento com a estrada de rodagem;
Km 7,186: Pontilhão. Se não tiver trilhos para atravessarmos por cima, há uma via paralela ao leito;
Km 8,367: o antigo leito segue sozinho, sem acompanhar a estrada de rodagem;
Km 8,753: Local da Parada Macedo Silva, eu uma curva;
Km 9,445: ponte ferroviária, não pavimentada. Mas aparenta ainda possuir trilhos e dormentes para atravessarmos;
Km 9,752: a estrada de rodagem se aproxima novamente do antigo leito;
Km 9,820: a estrada de rodagem se distancia neste ponto, voltando a acompanhar o leito da ferrovia 1,5km depois;
Km 9,852: Uma ponte ferroviária, de aproximadamente 30 metros de extensão, não pavimentada, e não sei se há trilhos e dormentes para atravessarmos, ou se apenas a estrutura metálica ...
Km 10,619: Uma ponte ferroviária, pavimentada. Extensão aproximada de 30 metros.
Km 10,990: Encontro e cruzamento com a estrada de rodagem;
Km 12,042: Estação Arcozelo. A ferrovia segue paralela à estrada de rodagem;
Km 12,507: Cruzamento com a rodovia. Daí pra frente são 2 kms em leito próprio, misturando trechos de trilha, mata e invasões de terreno. A rodovia segue pelo outro lado do rio;
Km 14,585: Encontro com a rodovia. Daí até Paty do Alferes o leito segue junto com a via;
Km 15,120: Estação Paty do Alferes;
Km 15,350: PN com a rodovia;
Km 18,920: Local onde ficava a Parada Pedras Ruivas;
Km 21,787: Estação de Miguel Pereira, nossa parada final. Aqui podemos embarcar em um ônibus rumo à estação de Japeri, para voltarmos pra casa.

Abaixo o cronograma esperado para a expedição (obs.: infelizmente não serão tolerados atrasos ! Desta vez iremos a um local mais distante do que na nossa última expedição, de modo que qualquer atraso pode comprometer todo o bom andamento do evento):

07:00 ou antes: encontro no saguão da estação D.Pedro II (Central do Brasil), ao lado do McDonalds. ATENÇÃO ! Ao chegar à estação e encontrar com membros do grupo, favor comprar sua passagem nos guichês da Supervia. Ao chegar a hora de partida, poderá não haver tempo para comprar a passagem e embarcar;
07:15: nos direcionaremos ao treem que nos levará a Japeri, com partida esperada para às 7:20;
07:20: horário esperado de partida do trem com destino a Japeri;
Quem morar em bairros e localidades no percurso, ou próximos a estes, devem nos comunicar para sabermos em que estação nos encontraremos. Normalmente indicamos também em qual carro (vagão) estaremos, para nos encontrar com mais facilidade.
08:51: segundo estimativas da Supervia, esse é o horário de chegada a Japeri;
09:00: horário de saída do ônibus rumo a Avelar (me ajudem neste ponto: quando fomos na nossa última expedição, esse ônibus em que embarcamos em Japeri e desembarcamos em Miguel Pereira ía para onde ? Ele passa em Avelar ?)
11:00: horário estimado de início da nossa caminhada em Avelar. Não sei quanto tempo levaremos para chegar lá, mas estimo ficar no máximo por 15 minutos nos abastecendo de mantimentos e bebidas no local para não atrasar o cronograma;
Caso nossa expedição se inicie às 11:00, os horários estimados para o trecho seriam os seguintes:
11:20: chegada à parada Mestre Xisto;
12:20: entrada em um trecho de mata;
12:40: Parada General Zenóbio;
13:30: Parada Bueno de Andrada;
14:15: Parada Macedo Silva;
15:30: caso não tenhamos almoçado anteriormente, aqui seria uma oportunidade, pois alcançamos a localidade de Arcozelo, com relevante comércio;
16:20: Estação Paty do Alferes;
17:30: Parada Pedras Ruivas;
18:20: Estação Miguel Pereira. Aqui embarcaremos em um ônibus rumo a Japeri, finalizando a expedição. Podemos gastar uns 15, 20 minutos nos alimentando e hidratando.

Para confirmar presença, responda a esta mensagem, ou acesse o fórum no seguinte link:  http://www.trilhosdorio.com.br/forum/viewtopic.php?f=28&t=128&start=60 (atenção: somente membros cadastrados tem acesso a este tópico)

Em caso de mudanças no cronograma, entro em contato !
Aguardo sugestões e comentários.

Atenciosamente,

Eduardo P.Moreira
“DadoDJ”
Administrad

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