O motivo seria cômico se não fosse trágico, eles não cabem nos túneis. Ao invés de seguir a cinquentenárias especificações do metrô, o GOV do estado em conjunto com a concesionária preferiram comprar trens de brinquedo na china, é baratinho né.
desprestigiaram a competencioa internacional da indústria brasileira, abandonaram as tradicionais fábricas fluminenses de trens como a CCC em Deodoro, rasgaram documentos feitos a custo de muito cálculo e pesquisas de funcionários federais de carreia da RFFSA, do Metrô , GEIPOT, MT e colocaram um bando de moleques, pilotando computadores e o resultado é esse:
Compra de trens chineses obriga metrô do Rio a reformar túneis e estações
Sindicalistas
e especialistas dizem que mudanças são necessárias para evitar colisões
laterais; concessionária afirma que são só ‘ajustes’
16 de julho de 2012 | 22h 46
RIO
- A concessionária MetrôRio está fazendo obras em túneis e estações por
causa do iminente início de operação dos 19 trens comprados na China.
Sindicalistas e especialistas em transportes dizem que as adaptações são
necessárias para evitar que as novas composições, mais leves que as
atuais, sofram colisões laterais. A concessionária afirma que são apenas
ajustes para "adequação a padrões internacionais".
Fabio Motta/AE
Composição é feita de trens motorizados e a reboque, que sofrem movimento lateral
No
centro da discussão está o novo modelo do trem, diferente do que vem
sendo utilizado no Rio e em São Paulo. Enquanto as composições
atualmente em uso são formadas por vagões independentes com tração em
todos os eixos, o que permite total aderência aos trilhos, os novos
trens chineses são "reboques", com alguns vagões motorizados e outros
que operam sem tração. Nesse caso, mais leves, têm aderência menor e a
tendência é movimento lateral maior.
"É
mais ou menos como um carro de tração 4X4: tem dois eixos que funcionam
como peso, chamado peso aderente. Isso faz com que ele possa sair de
situações mais adversas e possa usar toda a potência do motor", explica o
professor de Engenharia de Transportes da Coppe (pós-graduação de
Engenharia da UFRJ) Hostílio Ratton Neto. "Quando você só tem dois
eixos, você não pode usar toda a potência do carro porque o peso
aderente é bem menor. É o que talvez seja o problema desse sistema",
avalia.
De
acordo com Fernando MacDowell, especialista em Engenharia de
Transportes, professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do
Rio (UFRJ) e ex-diretor de Planejamento do Metrô (1975/1979), a
concessionária não teria levado em consideração o gabarito aerodinâmico
dos novos trens, o que poderia causar descarrilamentos, colisões em
estruturas de concreto e outros acidentes. "Quanto maior a velocidade,
mais o trem chacoalha. Se o tamanho do túnel for muito estreito, os
chacoalhões podem causar colisões."
O
gabarito dinâmico é o tamanho mínimo para a passagem do comboio, em um
cenário em que se apresentem as condições mais adversas no trajeto. É
preciso levar em conta, portanto, medidas como dimensões dos carros,
velocidade operacional, desgaste dos trilhos, suspensão dos vagões,
espaço para as passarelas de emergência e raio das curvas do trajeto.
"Para
evitar acidentes, deveriam ser feitos ajustes de 2cm até 3cm em alguns
trechos e estações", diz MacDowell. O MetrôRio admite que está
realizando obras de adequação em alguns túneis e plataformas, mas nega
que as intervenções sejam decorrentes de problemas.
Projeto.
Com um investimento de R$ 320 milhões, o MetrôRio promete colocar em
operação, até março de 2013, 19 novos trens, com seis vagões cada - o
que implica aumento de 63% na frota. As três primeiras composições já
chegaram à cidade e estão em testes. A previsão é de que o primeiro trem
inicie as operações em agosto. Além desses, outros 17 serão adquiridos
para operar na Linha 4, atualmente em obras de expansão para ligar
Ipanema, na zona sul, à Barra da Tijuca, na zona oeste.
Em
maio do ano passado, a Agência Reguladora de Serviços Concedidos de
Transportes (Agetransp) multou o Metrô Rio em R$ 374 mil por não ter
colocado os novos trens chineses em circulação em agosto de 2010. O
prazo havia sido estipulado no sexto termo aditivo ao contrato de
concessão, assinado em dezembro de 2007.
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,compra-de-trens-chineses-obriga-metro-do-rio-a-reformar-tuneis-e-estacoes,901131,0.htmAcho que saiu barato, o metrô rio não vai ser punido pelo atrso na colocação dos trens em circulação, pelo contrário é capaz deo estado pagar já que o GERJ é que está comprando os trens a propósito é questão de tempo para abandonarem essas porcarias e nós contribuintes pagarmos as contas, alé do tamanho estes trens tem problemas com as rampas da linha 2 pois só metada dos carros é motorizada, os trens atuais tem todos os carro com tração.
Depois ainda haverá problemas com a sinalização interna dos túneis, que está sendo realocada fora do posicinamento projetado e sem planejamento.
O metrô rio não teve acidentes grves envolvendo passageiros enquanto era estatal, já acnteceram vários acidentes fatais de´pois da privatização è questão de pouco tempo para que aconteça uma colisaõ com mortes de ´passageiros no metrô rio, lembrando da tragédia dos bondes de Sta Teresa quem viver verá.
Eses trens seriam, melhor aproveirtados na linha 3 em Niterói afinal de contas quanto tempo vai levar para alargar aos túneis da linha 2?
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