sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Beleza Catarinense



Um documentário sobre a ferrovia Teresa Cristina na decada de 70 filmado por David Corbitt, o raro video mostra as locomitvas a vapor da época, pesadas texas e santa fé carregando o carvão das minas para o porto de Imbituba - SC e a termoelétrica.

A EFDTC é uma ferrrovia de bitola métrica localizada no sul de Santa Catarina. A ferrovia foi dieselizada apenas na década de 90, foi a última ferrovia brasileira a utilizar tração a vapor regular.

Embora tenha sido em parte desmantelada a frota a vapor ainda hoje opera alguns trens turísticos, e há rumores sobre algumas máquina a vapor em serviços de manobra na EFDTC de hoje, lembrando que a EFDTC foi junto com as demais regionais da RFFSA privatizada na segunda metade da década de 90, o fato da concessionária FTC ainda usar mesmo que limitadamente a tração a vapor, me deixa ainda mais maravilhado com esse engenho e sua capacidade. Quem sabe um dia ainda não teremos vaporas modernas operando novamente?

Uma das frases iniciais do documentário é "esta não é uma ferrovia de república das bananas, são as mais poderosas locomotivas a vapor não articuladas de bitola métrica já construídas". Interessante uma ferrovia nacional como a EFDTC, tão importante e tão rara, ter sua história melhor registrada por um estrangeiro...

O vídeo é em inglês, se alguma boa alma se interessar em obter legendas agradeço, se você possui banda larga recomendo fazer uma lista de reprodução e assistir na maior resolução disponível.




















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário