quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Estação de Cava novamente pede socorro!

Olá amigos e amigas !
Hoje fiquei estarrecido e decepcionado com o que está acontecendo com a antiga estação da EF Rio d’Ouro em Cava, município de Nova Iguaçu-RJ.Para não me estender demais no assunto (e haja assunto e revolta de minha parte), resumo a história abaixo: 
1-Durante uma expedição “Trilhos do Rio” em março de 2013, pelo extinto ramal de Tinguá, da EF Rio d’Ouro, iniciamos nossa caminhada pela estação de Cava, e lá fomos surpreendidos com o estado do prédio. Detalhes: http://trilhosdorio.blogspot.com.br/2013/03/a-estacao-de-cava-pede-socorro.html
 2-Após “botarmos a boca no trombone”, muitos se revoltaram e alguma coisa foi feita. Em julho, recebi esta mensagem por e-mail, do amigo Paulo Clarindo, do “Amigos do Patrimônio Cultural”:

(O Ministério Público Federal (MPF) em São João de Meriti (RJ) moveu ação civil pública contra a União, o município de Nova Iguaçu e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por se omitirem na preservação e restauração da antiga estação ferroviária de Vila de Cava, em Nova Iguaçu. Inquérito civil público do MPF constatou que o imóvel, tombado em 1989 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), encontra-se abandonado e deteriorado, com resquícios de pequenas fogueiras no piso, além de alteração na cobertura original, facilitando infiltrações, conforme revelam esta foto de 2009.
A associação Amigos do Patrimônio Cultural informou ao MPF sobre a situação de abandono e a ameaça de demolição do bem. De acordo com a associação, funcionários da prefeitura visitaram o imóvel e alertaram sobre uma possível demolição para construção de um terminal rodoviário, visando melhorias no trânsito do bairro.)
 3-No final do ano passado e até o mês de março mais ou menos, tentei entrar em contato com um dos moradores, que nos passou o seu telefone na ocasião da nossa visita, mas nunca consegui, parece que o telefone mudou. Até que hoje um amigo do fórum postou uma preocupante notícia, e uma imagem mais triste ainda (em anexo): segundo a imagem, feita pelo Google Street View aparentemente em janeiro de 2014, uma árvore caiu sobre a estação. A foto mostra inclusive um caminhão dos Bombeiros efetuando o corte da árvore e um possível atendimento. Aparentemente a estação foi danificada, mas o que me deixou muito mais p da vida (contra as forças da natureza não podemos lutar, apesar de poder prevenir a queda da árvore) foi ver que NADA FOI FEITO em relação à restauração ou conservação da estação, e além disso, está ocorrendo descaracterização do entorno: construíram um muro, isolando a antiga bilheteria ! Me parece que é um lava-jato, talvez seja até operado pelos moradores.
Pois bem, no sábado vou ao local e estou convidando os amigos do grupo para esta visita. Tentaremos apurar o que está sendo feito, o que está sendo prometido, e como está o prédio, isso se já não tiver sido demolido ... torço que não !
Então, quem estiver interessado e puder comparecer, abaixo os detalhes:
Data: 09 de agosto de 2014 (sábado)
Local: estação Pavuna do Metrô
Horário: aproximadamente às 15:00

A partir da Pavuna, embarcaremos em um ônibus rumo à localidade de Vila de Cava. Provavelmente esta visita será rápida, e voltaremos ao nosso ponto inicial em seguida.
Criarei um link no fórum para confirmarmos presença, mas se preferir pode confirmar presença respondendo a este e-mail, ou através do perfil ou do grupo Trilhos do Rio no Facebook.
 Atenciosamente,
Eduardo P.Moreira
“DadoDJ”
Administrador Trilhos do Rio


Nenhum comentário:

Postar um comentário