Prezados/as
Muitos
projetos de TTR-Trens Turísticos e/ou Regionais, ainda etão no papel
porque inexistem estudos técnicos que comprovem sua viabilidade.
Sem isso, fica difícil conseguir o apoio do seus Governo
Estadual, Prefeitura, DNIT/ANTT, conquistar parceiros e atrair
investidores. Sem esses estudos, as partes quase sempre entendem que a
reativação, a implantação de TTR é inviável.
Agora, com a edição da Resolução 4131/2013 da ANTT,
talvez seja a hora dos Governos Estaduais/Prefeituras, fazerem um
chamamento público semelhante ao que o Gov. de São Paulo fez,
utilizando-se do expediente "Manifestação de Interesse" para realizar os Estudos de Viabilidade Técnico-econômico e Sócio-ambiental.
SP não teve custo nenhum com as 3.700 páginas dos
projetos de 431 km de trem regionais intercidades. O vencedor da
licitação terá seus gastos com o estudo reembolsado mais tarde.
Vejam a matéria abaixo e o Edital que está anexado a este e-mail.
abs
Pastori
EDLP-BTG Pactual apresentam estudos dos trens intercidades
Clipping de Notícias da Revista Ferroviária - 05/08/2013
A EDLP e o Banco BTG Pactual entregaram na última sexta-feira (02/08)
para o Governo do Estado de São Paulo os estudos dos trens intercidades.
O material, com mais de 3.700 páginas, contempla as análises de
engenharia, operação, demanda, entre outros, da concessão de um sistema
ferroviário de passageiro com duas linhas: uma Norte-Sul, ligando
Americana a Santos; e outra Leste-Oeste, ligando Taubaté a Sorocaba. As
duas linhas se cruzam na cidade de São Paulo.
As
duas empresas fizeram a Manifestação de Interesse Privado (MIP) em
novembro passado. Das treze empresas autorizadas pelo governo paulista,
em janeiro de 2013, a fazerem os estudos foi o único consórcio a
apresentar os estudos.
No
final de janeiro desse ano, o Conselho Gestor de Parcerias
Público-Privadas (CGPPP) do Estado de São Paulo publicou no Diário
Oficial do Estado um chamamento público para que os interessados
apresentassem manifestações de interesse para o desenvolvimento dos estudos e modelagem
para a implantação de 431 km de linhas de trens intercidades. A rede
integrada de linhas ferroviárias de passageiros abrangerá as cidades de
Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana,
São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba, e se conectará a uma estação
central na cidade de São Paulo. As empresas interessadas tinham o prazo
de seis meses, contados a partir de fevereiro, para apresentar os
estudos desenvolvidos.
Segundo
o chamamento publicado, o aproveitamento dos estudos não obriga o poder
público contratar o objeto do projeto de PPP. No caso de aproveitamento
do material, a empresa responsável pelos levantamentos será
remunerada.
Atenciosamente,
Antonio Pastori - (21) 9911-8365
AFPF - Associação Fluminense de Preservação Ferroviária
Conheça alguns Museus Ferroviários pelo mundo em http://ferrovias.com.br/ portal/apaixonados-pelo-trem- 12/
Nenhum comentário:
Postar um comentário