terça-feira, 6 de agosto de 2013

EVTE para trens truísticos e culturais

Prezados/as

Muitos projetos de TTR-Trens Turísticos e/ou Regionais, ainda etão no papel porque inexistem estudos técnicos que comprovem sua viabilidade.

Sem isso, fica difícil conseguir o apoio do seus Governo Estadual, Prefeitura, DNIT/ANTT, conquistar parceiros e atrair investidores. Sem esses estudos, as partes quase sempre entendem que a reativação, a implantação de TTR é inviável. 

Agora, com a edição da Resolução 4131/2013 da ANTT, talvez seja a hora dos Governos Estaduais/Prefeituras, fazerem um chamamento público semelhante  ao que o Gov. de São Paulo fez, utilizando-se do expediente  "Manifestação de Interesse"  para realizar os Estudos de Viabilidade Técnico-econômico e Sócio-ambiental. 

SP não teve custo nenhum com as 3.700 páginas dos projetos de 431 km de trem regionais intercidades. O vencedor da licitação terá seus gastos com o estudo reembolsado mais tarde. 

Vejam a matéria abaixo e o Edital que está anexado a este e-mail.

abs

Pastori

EDLP-BTG Pactual apresentam estudos dos trens intercidades
Clipping de Notícias da Revista Ferroviária - 05/08/2013
A EDLP e o Banco BTG Pactual entregaram na última sexta-feira (02/08) para o Governo do Estado de São Paulo os estudos dos trens intercidades. O material, com mais de 3.700 páginas, contempla as análises de engenharia, operação, demanda, entre outros, da concessão de um sistema ferroviário de passageiro com duas linhas: uma Norte-Sul, ligando Americana a Santos; e outra Leste-Oeste, ligando Taubaté a Sorocaba. As duas linhas se cruzam na cidade de São Paulo.
As duas empresas fizeram a Manifestação de Interesse Privado (MIP) em novembro passado. Das treze empresas autorizadas pelo governo paulista, em janeiro de 2013, a fazerem os estudos foi o único consórcio a apresentar os estudos.
No final de janeiro desse ano, o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado um chamamento público para que os interessados apresentassem manifestações de interesse para o desenvolvimento dos estudos e modelagem para a implantação de 431 km de linhas de trens intercidades. A rede integrada de linhas ferroviárias de passageiros abrangerá as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba, e se conectará a uma estação central na cidade de São Paulo. As empresas interessadas tinham o prazo de seis meses, contados a partir de fevereiro, para apresentar os estudos desenvolvidos.
Segundo o chamamento publicado, o aproveitamento dos estudos não obriga o poder público contratar o objeto do projeto de PPP. No caso de aproveitamento do material, a empresa responsável pelos levantamentos será remunerada. 



Atenciosamente,

Antonio Pastori - (21) 9911-8365

AFPF - Associação Fluminense de Preservação Ferroviária

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