sábado, 30 de março de 2013

Abril mês do ferroviário e de boas notícias


MUSEU DO TREM É REABERTO À VISITAÇÃO PÚBLICA

Acontece na próxima terça, dia 02 de abril, às 10h, no bairro do Engenho de Dentro, a reabertura do museu que conta parte da história ferroviária do Brasil.

Segundo o responsável pela instituição e historiador, Bartolomeu d’ El-Rei, a visitação pública é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 10h às 15h, sem necessidade de agendamento prévio.

Dentre todo o acervo exposto, o visitante verá a locomotiva nº 01 do Brasil (original), batizada “BARONEZA” em homenagem à esposa do Barão de Mauá, a Sra. Maria Joaquina Machado de Souza, Baronesa de Mauá. Tal locomotiva transportava a família real na época do Império.

A sociedade poderá visitar o interior de outros três vagões que marcaram épocas: como o vagão do Imperador, que transportou o imperador do Brasil; o vagão que foi usado pelo rei Alberto da Bélgica, na década de 20 e o famoso vagão do Estado, conhecido como VAGÃO PRESIDENTE VARGAS, utilizado pelo então presidente Getúlio Vargas em suas viagens oficiais.

Os estudantes poderão ver também as maquetes de locomotivas e vagões feitos pelos alunos da ETE de Transportes Engº Silva Freire, primeira escola de ensino profissionalizante da República, que fica ao lado do museu.

O MUSEU DO TREM estava fechado desde a extinção da Rede Ferroviária, em 2007, quando o governo federal transferiu todos os bens móveis e imóveis de interesse histórico e cultural para o IPHAN. E em 2010, todo o acervo da extinta RFFSA, no RJ foi repassado para a Superintendência do IPHAN/RJ. Sendo que, em 09 de julho de 2102, o historiador Bartolomeu d’ El-Rei “abraçou” a reativação e reabertura do museu e desde então começou a preparar o espaço para a visitação pública, nas condições possíveis no momento.

O MUSEU DO TREM está situado à Rua Arquias Cordeiro, 1046, Engenho de Dentro. Tel: (21)2233-7483 / (21)8879-5180. E-mail: bhdelrei.6sr@iphan.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário