quarta-feira, 20 de junho de 2012

Metrô de Fortaleza é inaugurado depois de 13 anos em obras

Omar Jacob
Direto de Fortaleza
 
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), inaugura hoje o primeiro trecho da linha sul do metrô de Fortaleza, o Metrofor. O projeto de construção da alternativa ao transporte público para a região metropolitana da capital cearense começou a ser implementado há 13 anos e conta com 24,1 km em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneos e outros 2,2 km em elevados.
 
O governo anunciou também que durante a fase de testes, que iniciará nesta sexta-feira, as viagens serão gratuitas. Entretanto a companhia responsável pelas operações, Metrofor, informou que o percurso poderá ser interrompido a qualquer momento e que nesta fase não há compromissos com horários. Apenas 15 km da linha estarão disponíveis para viagens entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba, e Parangaba, localizada em Fortaleza.
 
A obra teve um investimento total de R$ 1,705 bilhão e a expectativa é de que o sistema atenda a pelo menos 350 mil pessoas por dia em todo o percuso que liga que o centro de Fortaleza aos municípios de Pacatuba e Maracanaú, na região metropolitana. O início da operação comercial do metrô está previsto para o primeiro trimestre de 2013.