sexta-feira, 20 de setembro de 2024
domingo, 15 de setembro de 2024
PROJETO NOVA FERROESTE Estrada de Ferro Paraná Oeste S A FERROESTE
Vídeo com o projeto atualizado da Ferroeste, apresentado pelo governo do Paraná. Difere bem pouco do que publiquei há alguns anos (https://lauaxiliar.blogspot.com/2012/08/orfaos-da-rffsa-parte-i-ferroeste.html). Mas dessa vez parece que finalmente o projeto foi concluído e já tem condições de ser executado.
A Ferroeste foi reforçada nos últimos anos recebendo locomotivas (MX-630) e vagões usados da FCA, fico feliz em saber que a ligação com a antiga NOB em MS foi mantida, o que permitiria que essa ferrovia fosse reformada e a carga captada no MS fosse exportada pelos portos do sul ao invés de depender de Santos, sempre congestionado.
Ferrovia do Aço - Uma Realidade (1981)
Realidade bem complicada, ..., do vídeo até a inauguração da Ferrovia do Aço foram quase 10 anos... e no fim o custo dessa obra, que nunca terminou, quebrou a RFFSA.
Mais sobre a Ferrovia do aço pode ser visto aqui: A Eletrificação da Ferrovia do Aço (tsfr.org)
MT 125 - Manobras na Marítima e trem de gado no Engenho Novo, RJ (1989)
A essa altura usados no transporte de tropas de cavalaria para os desfiles do sete de setembro, não sei se a RFFSA ainda usava esses vagões gaiola da larga para outra tarefa .,
MT 120 - Pátio de Periperi e viagem até Calçada, em Salvador, Bahia (1989)
Tudo agora destruído em troca da promessa de um monotrilho que faria o mesmo que o trem... O Brasil não aprende...
Mais sobre o trem suburbano de Salvador aqui: O trem suburbano de Salvador - 1992 | CBTU Bahia (brazilia.jor.br)
MT 0093 - Locomotivas ex-EFCB no Depósito da Luz e da Lapa em São Paulo
Locomotivas elétricas Siemens e Westinghouse/GE da Central, transferidas para a EFSJ em 1984, com o fim dos trens de carga tracionados por locomotivas elétricas na CENTRAL.
Circulação no sentido inverso na linha do centro
Minério carregado descendo a linha do centro entre B. de Juparanã e a Ponte do Paraíso. Os trens carregados nessa data estavam circulando no sentido inverso do normal devido a um deslizamento que fechou a Ferrovia do Aço.
Essa região tem uma paisagem muito bonita, mas com um jeito de terra arrasada, com suas palmeiras imperiais perdidas, fazendas abandonadas, estações fechadas, tudo perdido no tempo.
Manobra de reversão do auxílio de cauda em Humberto Antunes
Entre Barra do Piraí (FBP) e Humberto Antunes (FHA) os trens carregados sentido exportação sobem uma forte rampa de 1%, recebendo um segundo conjunto de locomotivas que empurram o trem. Após desengatar da cauda do trem empurrado as locomotivas recuam pela linha do meio em FHA e aguardam liberação da circulação para FBP.
sábado, 14 de setembro de 2024
Locomotiva 210 ex-EFL manobrando em Miguel Pereira-RJ.
Locomotiva ex-EFL que estava no SESC de Gruçaí, adquirida para uso no trem turístico de Miguel Pereira pela prefeitura. Atualmente opera no trecho de 5km (dos 100 da linha auxiliar) salvo pela AFPF.
Compare com a época das obras de implantação:
Assinar:
Postagens (Atom)