O estado do RJ investiu na linha 4 do metrô do Rio cerca de 7 vezes o que investiu nos trens suburbanos.
Embora qualquer um possa argumentar sobre o alto custo de escavação de um metrô, não soa razoável queimar tanto dinheiro assim para beneficiar tão poucas pessoas, a não ser que voc~e seja uma madame da zona sul.
A linha 4, que de linha nova só tem o nome, pois é uma extensão da linha 1, é extremamente subutilizada, transportando cerca de metade dos passageiros para que foi projetada. (146mil/dia contra 300mil/dia).
Com os 8,5 bilhões gastos na extensão da linha até o Jardim Oceânico seria possível construir a ligação Estácio-Praça XV da linha 2 e DOBRAR! a capacidade do sistema de metrô. Ou se investir nos trens de subúrbio, que também poderiam dobrar a sua capacidade podendo atingir entre 1 a 1,5milhão de passageiros por dia!
O absurdo é tão grande que pode ser percebido numa conta simples:
Investimento/(passsageiroesperado/dia): metrô 8,5bi/300mil, trem 1,2bi/1milhão.
metrô: R$ 283mil/passageiro-dia
trem: R$ 1,2mil/ passageiro-dia
Relação entre investimentos 235 vezes!
https://oglobo.globo.com/rio/media-de-passageiros-da-linha-4-do-metro-46-abaixo-da-esperada-21214768
http://p-web01.mp.rj.gov.br/Arquivos/RAP/Estudo_Demanda.pdf
http://lauaxiliar.blogspot.com.br/2012/10/o-metro-que-o-rio-precisa-tempos-atras.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário