quarta-feira, 13 de abril de 2016

Comemoração dia do ferroviário em Petrópolis


Amigos (as),

Pelo 7o. ano consecutivo, estamos celebrando o Dia do Ferroviário no Centro Cultural Estação Nogueira..
Em 2010, promovemos o encontro de D.Pedro II com o Barão de Mauá, reproduzindo a solenidade de inauguração da primeira estrada de ferro no Brasil ocorrida  há 162 anos.


Em 2011, homenageamos aquele que foi o maior empreendedor do século IX, o Barão de Mauá, na presença de seus descendentes, o Marques de Viana e sua mãe, D. Margarida.


Em 2012, a festa reuniu contações de causos, poesias e músicas , tendo com tema o trem. 

Em 2013, o homenageado foi o ex-presidente Epitácio Pessoa, morador de Nogueira, amigo da cidade de Petrópolis e único brasileiro a ocupar os mais altos cargos nos 3 poderes. A homenagem contou com a presença do neto de Epitácio, Rafael Pessoa Pardellas.

Em 2014, às nossas celebrações juntaram as festas da inauguração de reforma da Praça de Nogueira. 


Em 2015,
 o nosso Museu Ferroviário recebeu a sua mais importante peça de seu acervo: uma locomotiva a vapor , nascida em 1890, totalmente restaurada pela Prefeitura e que hoje é a principal atração turística do nosso bairro.

Este ano vamos receber  uma representante do Instituto Estrada Real para falar sobre os atrativos turísticos dos Caminhos da Estrada Real; reunimos diversas  peças para compor uma pequena mostra da riqueza, da cultura e da gastronomia do Estado de Minas Gerais, além de uma palestra sobre As Ferrovias do Rio de Janeiro - Ontem, Hoje e Amanhã do Hélio Suêvo, engenheiro ferroviário, diretor da AFPF, autor do livro " As Estradas de Ferro do Estado do Rio de Janeiro". Ao final, vamos oferecer  um gostoso café mineiro para encerrar essa noite.

Aguardamos você lá!

Saudações ferroviaristas,

Luiz Carlos Veiga
Coordenador de Comunicação da AFPF - Regional Petrópolis