Olá, amigos e amigas.
Com
o cancelamento da nossa caminhada que seria feita entre Lídice e Angra
dos Reis no próximo feriadão de 05, 06 e 07 de setembro, e com a
verdadeira escassez de caminhadas, expedições e pesquisas que
normalmente e periodicamente fazemos pelos trilhos ativos ou erradicados
do estado, decidimos organizar uma caminhada leve e de fácil conclusão
em busca de dados de uma ferrovia particular, que existiu entre 1873 e
1942: a ferrovia da Companhia América Fabril. No link abaixo um resumo
histórico desta ferrovia:
Pois
bem, iremos em busca de mais informações sobre esta linha e a indústria
a qual ela pertencia. Tentaremos buscar depoimentos de antigos
moradores do local, além de imagens e outros dados. Abaixo o cronograma
programado para este dia:
Data da expedição: 06 de setembro de 2015, um domingo
Características:
Distância a ser percorrida a pé: + ou – 8kms
Duração estimada: + ou – 2:30hs de caminhada
Objetivos da expedição:
♦ Percorrer, conhecer, analisar e descrever as características do percurso da ferrovia. Apesar da descrição histórica, alguns mistérios permanecem, como por exemplo uma ponte em treliça em uma rua em direção a Piabetá, em péssimo estado de conservação, que pode ser ferroviária, caso tenha existido uma outra linha desta ferrovia. Vamos averiguar ...
♦ Promover um encontro amistoso entre os amigos do grupo, com troca de informações, conhecimento e experiências;
♦ Coletar dados através de fotos, vídeos, depoimentos e entrevistas com moradores locais.
♦ Proporcionar um ambiente saudável, de exercício físico e relaxamento mental.
Cronograma: Nosso ponto de encontro será dentro da estação Dom Pedro II (Central do Brasil) no domingo, ao lado do McDonalds, a partir de 07:30. Pegaremos o trem que parte às 08:27 da Central do Brasil em direção à Saracuruna, onde temos o horário previsto de chegarmos às 09:28. Lá faremos uma baldeação para o trem que segue em direção à Vila Inhomirim, que parte de Saracuruna às 09:36. Chegaremos em Piabetá aproximadamente às 10:07, onde começaremos a nossa caminhada. Antes de iniciarmos iremos analisar, ali mesmo em Piabetá, o estado da primeira ferrovia do Brasil, a EF Mauá, que vem de Guia de Pacobaíba e “se encontra” com o atual ramal Vila Inhomirim no local. Em seguida iniciaremos a expedição seguindo por ruas da localidade, conferindo e pesquisando sobre a ponte que encontra-se no trajeto, até alcançar o local da antiga fábrica América Fabril. De lá podemos conhecer a cachoeira que antigamente se alcançava a partir de uma ramificação da ferrovia. Depois, seguiremos em direção à Vila Inhomirim, onde encerraremos a caminhada teremos como pretensão embarcar no trem que parte às 14:39 da estação para retornarmos às nossas casas.
Em breve um mapa com todo o trajeto, e também maiores detalhes a respeito desta expedição. Aguardem ...
Características:
Distância a ser percorrida a pé: + ou – 8kms
Duração estimada: + ou – 2:30hs de caminhada
Objetivos da expedição:
♦ Percorrer, conhecer, analisar e descrever as características do percurso da ferrovia. Apesar da descrição histórica, alguns mistérios permanecem, como por exemplo uma ponte em treliça em uma rua em direção a Piabetá, em péssimo estado de conservação, que pode ser ferroviária, caso tenha existido uma outra linha desta ferrovia. Vamos averiguar ...
♦ Promover um encontro amistoso entre os amigos do grupo, com troca de informações, conhecimento e experiências;
♦ Coletar dados através de fotos, vídeos, depoimentos e entrevistas com moradores locais.
♦ Proporcionar um ambiente saudável, de exercício físico e relaxamento mental.
Cronograma: Nosso ponto de encontro será dentro da estação Dom Pedro II (Central do Brasil) no domingo, ao lado do McDonalds, a partir de 07:30. Pegaremos o trem que parte às 08:27 da Central do Brasil em direção à Saracuruna, onde temos o horário previsto de chegarmos às 09:28. Lá faremos uma baldeação para o trem que segue em direção à Vila Inhomirim, que parte de Saracuruna às 09:36. Chegaremos em Piabetá aproximadamente às 10:07, onde começaremos a nossa caminhada. Antes de iniciarmos iremos analisar, ali mesmo em Piabetá, o estado da primeira ferrovia do Brasil, a EF Mauá, que vem de Guia de Pacobaíba e “se encontra” com o atual ramal Vila Inhomirim no local. Em seguida iniciaremos a expedição seguindo por ruas da localidade, conferindo e pesquisando sobre a ponte que encontra-se no trajeto, até alcançar o local da antiga fábrica América Fabril. De lá podemos conhecer a cachoeira que antigamente se alcançava a partir de uma ramificação da ferrovia. Depois, seguiremos em direção à Vila Inhomirim, onde encerraremos a caminhada teremos como pretensão embarcar no trem que parte às 14:39 da estação para retornarmos às nossas casas.
Em breve um mapa com todo o trajeto, e também maiores detalhes a respeito desta expedição. Aguardem ...
Para confirmar presença, responda a este e-mail, ou acesse a página sobre a expedição no link abaixo:
Atenciosamente,
Eduardo P.Moreira
Presidente AF Trilhos do Rio
E-mail alternativo:trilhosdorio@ gmail.com || Fórum de debates:http://www. trilhosdorio.com.br/forum || Blog:http://trilhosdorio. blogspot.com.br/ || Twitter: @trilhosdorio http://www.twitter.com/ trilhosdorio || Youtube:http://www.youtube. com/trilhosdorio || Vimeo:https://vimeo.com/ trilhosdorio || Facebook(Fanpage):https://www. facebook.com/pages/Trilhos-do- Rio/ || Facebook (Grupo):https://www.facebook. com/groups/trilhosdorio/ || Instagram:http://instagram. com/trilhosdorio || Flickr:http://www.flickr.com/ people/trilhosdorio/ || Grupos no Whatsapp e no Telegram (preferencialmente):
Envie uma mensagem para +55 21 98323-7291 || Telefones:(21) 98323-7291 (Tim) || (21) 99462-0268 (Claro) || (21) 987708443 (Oi) || (21) 99605-9975 (Vivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário