quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Palestras na AFL - Academia Ferroviária de Letras/RJ

Em anexo, convite para evento no dia 27/10. Entrada franca.

O eng. Helio Suêvo Rodrigues vai apresentar o recente  "Manual Básico de Engenharia Ferroviária", publicação importantíssima que preenche uma lacuna. Com 8 (oito) capítulos escritos por vários especialistas versados em Estudos Básicos e Operacionais, Obras de Artes Especiais, Superestrutura da Via Permanente, Orçamento, Material Rodante, Manutenção etc...

obs: Os interessados em adquirir o livro devem entrar em contato com Shoshana Signer, Diretora da "Oficina do Texto", (21) 99122-5676; ou pelo e-mail:  <ofitexto@ofitexto.com.br>. O livro contém 350p e o preço deve ser de  R$100,00. 

A segunda palestra será por conta do pesquisador/ferroviarista Antonio Pastori, que  vai contar um pouco da epopeia da duplicação dos 46 km da linha férrea  da Serra do Mar, entre Japeri e Barra do Piraí/RJ, uma obra que enche de orgulho a engenharia ferroviária brasileira e encantou o mundo, no comando do Eng. Paulo de Frontin, que realizou esse incrível feito em apenas 17 (dezessete) meses sem prejudicar as operações normais dos trens que cirulavam nesse trecho, nas direções Rio-SP e Rio-Minas Gerais. Isso tudo aconteceu em 1914 e a linha esta ativa até hoje!