Até então não seria nada demais, se não o fato de este trem ter sido desativado pela supervia enquanto se soltam fogos falando do novos trens que ainda não chegaram.
O objetivo é mostrar uma prática comum entre as concessionárias de bens públicos, o roubo programado.
O processo é relativamente simples, se abandona um bem do estado em uma situação de risco de pilhagem, normalmente esses bens eram operacionais mas foram deteriorados nas mãos das empresas e pouco antes de serem abandonados, estes bens são pilhados pelas concessionárias em busca de materiais de alto valor para revenda, sucata ou peças reaproveitáveis.
Logo em seguida o material começa a sumir, as vezes num piscar de olhos outras aos poucos.
Mesmo vendo que o patrimônio está sendo roubado, a concessionária não toma nenhuma ação para protege-lo, ou tão pouco comunica as autoridades o que está acontecendo.
Aí vem o pulo do gato, depois que terceiros ou funcionários da própria empresa terminam de remover as partes que interessam (saquear o bem) a empresa se manifesta junto ao estado, como vítima da falta de segurança, e repassa os custos da segurança que teria de oferecer as tarifas. Isso quando o estado não libera recursos públicos para cobrir o estrago feito.
Assim a empresa retém peças de reposição a custo zero, e ainda acaba sendo de uma forma ou outra paga pelo contribuinte para cobrir o "prejuízo" que ela mesma causou, como num golpe do seguro.
Seguem as fotos, tiradas em três dias diferentes.
Logo após ser largado no pátio, nota-se que ainda não foram mexidas nem as janelas, mas já veio das oficinas com componentes ausentes, como os pantógrafos.
Nas três fotos acima, alguns dias depois, já sem algumas esquadrias
Pátio da Mangueira, notem as grades do freio dinâmico já arrancadas e colocadas sobre a cabine
O tapume ao fundo e o amv no pátio, fazem conexão entre a linha da supervia e do metrô, esta conexão foi montada durante a obra da estação cidade nova do metrô, que bloqueou a conexão existente.
Observem que as caixas de fusíveis agora arrombadas.
Grade de freio dinâmico sendo utilizada como passagem entre os vagões, para facilitar a ação dos saqueadores
Em nenhum momento foi visto quaisquer segurança da supervia no pátio. Outro detalhe a chave do metrô, dentro do pátio da supervia.
Todas as fotos da página, Victor A. Silva
Isso naõ é nada! A Supervia furtou vários trilhos de diversas regiões dos ramais que opera. Um exemplo disso é aquela ligação entre Honório Gurgel e Deodoro em que ela colocou com apenas um trilho onde havia dois. A ligação entre Santa Cruz e o ramal de Itaguai, a Supervia tirou amv e os trilhos iniciais de dentro do muro. Na própria foto que você mostrou ai tem um trilho furtado ao lado do trem vítima. E ainda tem mais, nos trens de ar condicionado e nos comuns vem ha anos ocorrendo furtos de peças de aluminio dos acabamentos dos trens. Neste último caso, Quem os furta? A Supervia ou gatunos comuns? E ainda tem mais, no final do ano passado havia dentro do pátio do Metrô um truque daqueles trens série 400. O que ele estava fazendo la?
ResponderExcluirPuuuuuutz !
ResponderExcluirO Brasil ainda tem salvação ?!
E o pior é que isso é apenas a ponta do iceberg ...
Parabéns pelo flagrante !
resposndendo aos questiões apresentadas pelos Colegas.
ResponderExcluir1-A supervia tem a prática de arrancar trilhos de ramais, dela própia ou de terceiros, para fazer remendos na VP principal.
Não é nem necessário dizer o risco que isso traz.
Nos últimos anos diversos trechos foram suprimidos, em Queimados, Eng Pedreira, Comendador Soares, desvios do ramal de Santa Cruz ao longo da Vila militar, reta de Honório, linha 2 para Barão de mauá, pátio da mangueira, seção intermediária do pátio de são diogo, seções do triângulo de reversão de Japerí entre outros.
A última foi uma tentativa de roubo por parte de contratados da empresa, que tentaram remover os trilhos das oficinas de Alfredo maia, o trabalhos foi iniciado mas como os trilhos estavam cobertos de mato seco, ao colocar o maçarico foi iniciou-se um incêndio, por sorte os homens do quartel dos bombeiros/defesa civil da praça da bandeira, alertados pela fumaça foram ao local e os detiveram.
Infelizmente não tenho fotos.
2-os truques de tue 400 são desovas de um lote de 16 trens que seriam cortados este ano, durante o corte por coincidência houveram tumultos pelo sempre problemático serviço da supervia. Talvez com medo da imprensa eles tenham escondido as peças dos trens cortados na pátio do metrô, ou repassado ao metrô o truque para uso em algum trem de manutenção. existe hoje em são diogo uma caixa de tue 400 sem truques (E425, se não me engano), os outros carros desse trem foram cortados.
3-O furto de pequenas peças de alumínio é comum não só na supervia, e é feito por ladrões pé de chinelo mesmo, isso já vem de tempos remotos desde a RFFSA, a acontece em outras operadoras como a CPTM.
4-Realmente é a ponta do iceberg, o própio governo do estado (sergio cabral e júlio lopes)desativaram cerca de 25Km de ferrovia em niterói, e se desapareceu com cercade 5 Km de VP, achadas dentro de um galpão do estado servindo as obras do PAC em manguinhos....
Não adianta dizer que o Brasil não tem jeito Irineu Evagelista de Souza o Barão de Mauá disse "O trabalho persistente tudo vence".
Da mesma forma que o Brasil pare corruptos, pare homenss como este, como Rebouças, os da fanmília Ottoni, e tantos outros que deixaram ao país estradas de ferro que servirão ou servem por mais de um século.
Para aguentar o calor da fornalha e o fogo dos corruptos, as estradas de ferro sempre precisarão de homens de ferro.
Hoje o colega Luiz Felipe Lopes encaminhou uma coleção de fotos mostrando uma das tentativas de roubo de trilhos acima:
ResponderExcluirNo álbum, há uma série de outros flagrantes de dilapidação de patrimônio.
http://www.amantesdaferrovia.com.br/photo/um-auto-de-linha-tenta-chegar?context=album&albumId=4981239%3AAlbum%3A28635
http://www.amantesdaferrovia.com.br/photo/um-auto-de-linha-tenta-chegar-2?context=album&albumId=4981239%3AAlbum%3A28635
http://www.amantesdaferrovia.com.br/photo/ja-dominado-pelos-bombeiros-o?context=album&albumId=4981239%3AAlbum%3A28635
http://www.amantesdaferrovia.com.br/photo/funcionario-da-central?context=album&albumId=4981239%3AAlbum%3A28635
http://www.amantesdaferrovia.com.br/photo/incendio-no-patio-ferroviario?context=album&albumId=4981239%3AAlbum%3A28635
http://www.amantesdaferrovia.com.br/photo/bombeiros-chegam-para-dominar?context=album&albumId=4981239%3AAlbum%3A28635
http://www.amantesdaferrovia.com.br/profiles/blogs/quarta-feira-de-cinzas-trilhos-da-e-f-leopoldina-bitola-m-trica