Trem Urbano de Juiz de Fora
Trem Urbano de Juiz de Fora | ||
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Trem Urbano de Juiz de Fora estacionado na estação de Benfica, 1994. | ||
Estação Mariano Procópio, uma das estações do Trem Urbano. | ||
Informações | ||
Local | Matias Barbosa- Benfica (Juiz de Fora) MG Brasil | |
Tipo de transporte | Trem Urbano | |
Número de linhas | 1 | |
Número de estações | 13 (8 estações e 5 paradas) | |
Tráfego | N/D | |
Funcionamento | ||
Início de funcionamento | 1923 (98 anos) | |
Fim de funcionamento | 31 de dezembro de 1997 (23 anos) | |
Operadora(s) |
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Dados técnicos | ||
Extensão do sistema | 36,0 km (22,4 mi) | |
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O Trem Urbano de Juiz de Fora, mais conhecido como Trem Xangai foi administrado em seus últimos anos pela RFFSA, atendia os municípios de Juiz de Fora e Matias Barbosa, possuía 7 estações e 5 paradas, contava com cerca de 36,5 km de extensão e chegou a transportar cerca de 1.400 usuários/dia.[1][2]
História
O trem urbano foi criado para atender Juiz de Fora como trem de subúrbios pela Estrada de Ferro Central do Brasil em 1923[3], através do desmembramento dos serviços suburbanos dos de longo percurso na região.[1]
Foi o um dos únicos sistemas de trens urbanos da época que não passou para a administração da CBTU, que apesar da considerável demanda, seu sistema era deficitário . Nos anos 1990 a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) realizou investimentos no trem visando atender a demanda futura de passageiros e cargas da fábrica da Mercedes Benz que encontrava-se em implantação em Juiz de Fora. O Trem Urbano (chamado de "Xangai" pela população) foi reinaugurado pelo presidente Itamar Franco em dezembro de 1994. Além do trem urbano, foi recriado o serviço Expresso da Mantiqueira (realizados por automotrizes Budd).[2] Com o processo de privatização da malha da RFFSA ocorreram as primeiras ameaçadas de desativação do trem.[4] Em setembro 1996 o Tribunal de Contas da União recomendou ao governo federal que mantivesse a operação do trem urbano de Juiz de Fora:
Atrasos na implantação fábrica da Mercedes e a concessão da malha da RFFSA na região para a MRS Logística fizeram com que o trem fosse desativado, contrariando o TCU e sob protestos da população, em 31 de dezembro de 1997.[3]
Vá você cidadão desobedecer o TCU para ver se não amanhece vendo o sol nascer quadrado... Mas para quem é amigo do rei...
Impressionante como agora, durante o processo de renovação das concessões, a ANTT que é o órgão público responsável por resguardar os interesses da população, não tem a menor iniciativa de corrigir os erros cometidos durante a desestatização nos anos 90.
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