Percebe-se queaté o final dos anos 1980 apesar de sinais de abandono e dificuldade as oficinas continuam em atividade, com o equipamento sendo mantido operacional e diversas locomotivas de vários modelos em operação e manutenção. Após o lançamento do PND- plano nacional de desestatização em 1992, as atividades decaem rapidamente, praticamente paralizando a oficina, o motivo é simples era preciso acabar com a manutenção dos trens para acelerar o sucateamento e justificar as privatizações...
No vídeo é possível ver a locomotiva 7126 em revisão geral, após o término desta revisão a locomotiva foi pintada no padrão cinza CBTU, e assim operou até meados dos anos 1990, é possível vê-la após o término da revisão neste vídeo: http://lauaxiliar.blogspot.com/2018/01/oficinas-de-engenho-de-dentro-18-de.html.
Notem as RS1 operacionais, a S1 3001 primeira locomotiva diesel da EFCB, os vagões tanques da CBTU, os três guindastes a vapor... Boa parte desse patrimônio histórico desapareceu, só não deixou de esitir completamente pela atuação heróica do Eng. Hélio Suevo que conseguiu resgatar uma parte deste material e quase foi parar na cadeia por isso...
Hoje o que restou da vasta coleção de materiais únicos da EFCB se encontra apodrecendo na estação de Barão de Mauá.
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