Essa é uma grande vitória!
Fazendo história, quando as operadores ferroviárias do estado do RJ pareciam estar dispostas a apagar definitivamente a história das ferrovias uma colaboração inesperada nos traz um facho de luz sobre o futuro.
Não apenas a conquista de receber a loco 7 como também de saber que a Docas ainda possui máquinas em melhor estado como a 12, qundo eu já pensava que todo o material rodante do porto havia sido demolido.
Fazendo história, quando as operadores ferroviárias do estado do RJ pareciam estar dispostas a apagar definitivamente a história das ferrovias uma colaboração inesperada nos traz um facho de luz sobre o futuro.
Não apenas a conquista de receber a loco 7 como também de saber que a Docas ainda possui máquinas em melhor estado como a 12, qundo eu já pensava que todo o material rodante do porto havia sido demolido.
Agradecimentos a Supervia, MRS, CDRJ e CENTRAL.
Quem asabe no futuro, a loco 7 não fará par num futuro próximo com a S1, rebcando os carros da série 400 em Barão de Mauá
Diretoria da AFP em Barão de Mauá, a frente de branco Luiz Otávio.
Equipe da MRS e Supervia no pátio do Arará.
Equipe da Supervia e AFPF em Barão de Mauá.
Loco #7 entrando no pátio de Barão de Mauá.
Loco #7 na plataforma 3 Barão de Mauá.
Loco #12 e Loco #7 da Cia Docas sendo preparadas
Loco # 7 chegando na plataforma 3 em Barão de Mauá.
Maquinista da Supervia.
Na linha da Supervia.
Hoje foi um dia histórico para AFPF - e para preservação ferroviária - com o deslocamento para a Estação Barão de Mauá (Leopoldina) da locomotiva manobreira G&E diesel #7 que foi cedida à AFPF por 25 anos pela Cia Docas do Rio.
A loco #7 é um raro exemplar da época da dieselização das locomotivas do Porto do Rio, no final dos anos 1940, em substituição a frota de locomotivas que eram a vapor.
Graças a ajuda e ao trabalho em equipe da Cia Docas + MRS + Supervia, foi possível realizar esse feito, com a gentileza da Secretaria de Transportes do Rio, que nos permitiu estacionar a Loco na Estação Barão de Mauá.
O próximo passo será angarear recursos para reforma dessa locomotiva, cujas imagens anexas dizem tudo.
A todos e todas envolvidos - pois não podemos esquecer da simpatissíssima maquinista da SuperVia, Adriana - a quem faremos portadora do nosso muito obrigado por tudo.
Valeu!
PS: As fotos anexadas são somente um aperitivo, pois faremos uma edição especial do Informativo da AFPF, contando toda esse história com muitas fotos.
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Antonio Pastori
Presidente da AFPF - Assoc. Fluminense de Preservação Ferroviária
visite o site www.trembrasil.org.br
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