As terríveis e inesplicáveis decisões do governo do estado na expansão do metrô do rio parecem vir do nada, é quadse impossível entender como alguém consegue ser tão incompetente, a causa mais óbvia seri A CORRUPÇÃO. Vira e mexe além de nos depararmos com algumas punhaladas da própia população, não bastasse o governo-quadrilha as lutas de classes socias deturpam e distorcem a boa engenharia olha so o exemplo abaixo;
Nota-se no mapa acima claramente a preocupação em trazer os passageiros de Niteroí, da zona Oeste e da baixada fluminense em direção a linhas transersais sentido norte-sul, para acesso tando do centro quanto da região litorânea. o mapa representa o sistema
de trasnporte metropolitano sobre trilhos planejado dsde a décadade 60 e que deveria ser executado pela CENTRAL, foi
abandonado em função da "priorodade" olímpica.
Essa inversão de valores
gerou uma resposta da sociedade o projeto "o metrô que o rio precisa", ao invés de ser uma resposta clara para unir os cidadãos em torno de uma expetativa da melhora da qualidade de vida do carioca, a manifestação é uma tentativa de concentrar esforços na execução de uma obra ligando APENAS os novos ricos da Barra ao centro, e que se danem os usuários de trem e da linha 2.
Projeto "zona sul" para o metrô não é ruim, pelo contrário necessário, mas se coloca acima das necessidades da população da cidade em detrimento de turistas e da clase média alta cansada de ficar com seus carros de luxo nos engarrafamentos. Compare com o planejamento da CENTRAL no mapa anterior e veja a diferença da densidade de linhas previstas para a zona norte.
E assim segue o carioca rumo a copa e a olímpiada, via engarrafamento, favela, e guerra social.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Metrô de Fortaleza é inaugurado depois de 13 anos em obras
Omar Jacob
Direto de Fortaleza
Direto de Fortaleza
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), inaugura hoje o primeiro
trecho da linha sul do metrô de Fortaleza, o Metrofor. O projeto de
construção da alternativa ao transporte público para a região
metropolitana da capital cearense começou a ser implementado há 13 anos e
conta com 24,1 km em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km
subterrâneos e outros 2,2 km em elevados.
O governo anunciou também que durante a fase de testes, que
iniciará nesta sexta-feira, as viagens serão gratuitas. Entretanto a
companhia responsável pelas operações, Metrofor, informou que o percurso
poderá ser interrompido a qualquer momento e que nesta fase não há
compromissos com horários. Apenas 15 km da linha estarão disponíveis
para viagens entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba, e
Parangaba, localizada em Fortaleza.
A obra teve um investimento total de R$ 1,705 bilhão e a
expectativa é de que o sistema atenda a pelo menos 350 mil pessoas por
dia em todo o percuso que liga que o centro de Fortaleza aos municípios
de Pacatuba e Maracanaú, na região metropolitana. O início da operação
comercial do metrô está previsto para o primeiro trimestre de 2013.
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